O Sindeletro

O Sindicato dos Eletricitários do Estado do Ceará foi fundado em 14 de maio de 1936, com o nome de Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Energia Termoelétrica no Estado do Ceará. Até então, a defesa dos trabalhadores estava sob responsabilidade de uma instituição mais antiga, criada informalmente para representar a categoria: a Associação dos Operários e Empregados da Light.

Ao longo de mais de oito décadas, o Sindicato participa de lutas históricas do setor de eletricidade no estado, sempre defendendo os trabalhadores e se solidarizando com as demais categorias. Além de ter lutado em defesa de uma Coelce estatal e que respeitasse o trabalhador, o Sindeletro superou outros momentos difíceis, como a ditadura Vargas (1937 a 1945) e a ditadura militar (1964 a 1985), e se consolidou como instrumento essencial de afirmação da luta da classe trabalhadora.

A primeira sede do Sindicato foi inaugurada em 1945, na Rua Visconde do Rio Branco, 2879, no Joaquim Távora. Naquela época, a entidade tinha a denominação de “Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Carris Urbanos de Fortaleza”.

A atual sede do Sindeletro, localizada na Rua Antônio Pompeu, 99, foi reinaugurada em agosto de 1996, após passar por uma ampla reforma que modificou a fachada original do prédio e deu mais praticidade à sua estrutura. A poucos metros de distância, os trabalhadores contam também com auditório para aproximadamente 60 pessoas, local adequado para reuniões da categoria. O contato com os trabalhadores é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 14h às 17h, presencialmente ou pelo telefone 3521 4200.

Missão

Defender e representar os eletricitários das empresas geradoras, transmissoras e distribuidoras de energia elétrica, bem como as empresas prestadoras de serviço às empresas geradoras, transmissoras e distribuidoras de energia elétrica no estado do Ceará. Colaborar com outras entidades representativas no sentido de estimular a solidariedade entre a classe trabalhadora.

Prerrogativas:

- Representar, perante as autoridades administrativas e judiciárias, os interesses gerais de sua categoria e os interesses individuais de seus associados;

- Celebrar Acordos, Contratos e Convenções Coletivas de Trabalho;

- Promover eleições para representantes da respectiva categoria;

- Arrecadar as contribuições de toda a categoria representada;

(Para conhecer todas as prerrogativas e finalidades do Sindeletro, acesse o Estatuto do Sindicato http://sindeletro.org.br/index.php/quem-somos/estatuto)