Quinta, 20 Setembro 2018 15:51

Sindeletro entrega pauta de reivindicações para Coelce e inicia Campanha Salarial 2018 Destaque

Em reunião realizada nesta quinta-feira, dia 20 de setembro, o Sindeletro entregou a pauta de reivindicações à Coelce para dar início às negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2018/2020. O documento, que reflete os anseios dos coelceanos e foi aprovado em assembleias pela categoria, foi entregue diretamente ao diretor de Recursos Humanos da empresa, Carlos Evandro Naegele Moreira. A próxima reunião já está agendada para o dia 04/10 às 14h30.

O Sindeletro avalia que será uma campanha marcada por grandes desafios e convoca toda a categoria a se envolver para mostrar unidade e fortalecer a luta em defesa dos seus interesses. O Sindeletro conseguiu a manutenção da data base em 1º de novembro e das cláusulas econômicas e sociais do último acordo até o fechamento do novo ACT.

Faelce e Unimed

Na mesma ocasião, foi feita reunião sobre a mudança no estatuto da Faelce (Fundação Coelce de Seguridade Social), com a presença de representantes da fundação e da Saelce (Associação dos Aposentados Eletricitários do Ceará). O sindicato reforçou a proposta de que o trabalhador não precise se desligar da empresa para receber o benefício do plano – dessa forma, o participante com idade mínima e já aposentado pelo INSS já poderia ser beneficiado. Apesar de reconhecer que não há impedimentos jurídicos ou atuariais, a empresa negou a proposta se limitando a afirmar que a sua política de RH garante o benefício apenas mediante o desligamento do trabalhador.

Também foi realizada reunião sobre o plano de saúde, entre representantes da Unimed, Coelce e Sindeletro, a fim de construir uma alternativa para equilibrar financeiramente o plano. O objetivo é torná-lo menos oneroso e evitar aumentos excessivos que pesem no bolso dos trabalhadores ativos, aposentados e dependentes.