Segunda, 06 Agosto 2018 18:01

Sindeletro solicita à Justiça que repasse do FGTS seja feito diretamente pela CEF nas contas dos trabalhadores da Energimp Destaque

Conforme boletim publicado pelo Sindeletro em 30 de julho, a empresa Energimp já depositou em juízo os valores referentes ao FGTS dos funcionários contemplados pelo acordo de pagamento dos passivos trabalhistas. O repasse aos trabalhadores, porém, continua pendente devido a equívocos processuais (também explicados no boletim anterior, que está disponibilizado em link no final deste boletim). No último dia 3 de agosto, numa tentativa de dar agilidade ao processo, o departamento jurídico do Sindeletro enviou petição à 5ª Vara do Trabalho de Fortaleza solicitando que os valores sejam depositados pela Caixa Econômica Federal diretamente nas contas individuais dos trabalhadores.

Para recapitular: no dia 25 de julho, a Energimp havia peticionado à 5ª Vara que os valores já depositados em juízo fossem liberados para a conta da advogada do Sindeletro para posterior repasse aos trabalhadores. Esse caminho, como explicitado pelo Sindeletro, tem de respeitar um trâmite burocrático que torna o processo mais longo do que o natural.

A petição do Sindeletro, por sua vez, solicita que os valores, hoje à disposição da Justiça, sejam liberados diretamente para a Caixa Econômica Federal efetuar o repasse e que seja expedido alvará individualizado de saque do FGTS em favor de cada trabalhador beneficiário. No requerimento, o sindicato ainda argumenta que, conforme o acordo, o repasse dos valores não é responsabilidade da advogada da entidade, mas sim da própria Energimp.

O Sindeletro continuará acompanhando o caso de perto e emitindo novos boletins, na medida do necessário, para deixar todos os trabalhadores atualizados sobre o assunto.

Para entender os motivos da pendência no repasse dos valores do FGTS, leia o Boletim do dia 30 de julho de 2018: http://www.sindeletro.org.br/index.php/noticias/item/928-acordo-com-energimp-liberacao-do-fgts-esta-pendente