Terça, 03 Julho 2018 15:51

Em parceria com Sindeletro e outras entidades, Anapar promove curso básico sobre Investimento e Finanças Destaque

Nos dias 29 e 30 de junho, a Anapar promoveu em Fortaleza (CE) o curso Módulo Básico de Investimento e Finanças em parceria com o Sindeletro, Saelce, AABNB e Facepe. Com duração de 16 horas-aula, o curso aconteceu no auditório do Sindeletro e foi ministrado por Maria Auxiliadora, consultora da Anapar. Participaram militantes e dirigentes de entidades de classe, trabalhadores de fundos de pensão, dirigentes de fundos de pensão e participantes interessados pelo tema.

O curso apresentou os princípios da gestão de investimento e a regulamentação específica do setor. Foram abordados a Política de Investimento, segmentos de aplicação permitidos, critérios de análises e seleção de gestores, integração entre ativo e passivo e níveis de risco e retorno dos fundos.

“Nos reunimos durante dois dias por uma causa muito justa: qualidade de vida. Aprendemos sobre previdência privada e investimentos, questões que refletem na nossa forma de viver, no nosso conforto e na nossa saúde”, afirma Joelbia Maia, vice-presidenta do Sindeletro, destacando ainda a importância de lutar contra o PLP 268/2016, que está em regime de urgência na Câmara dos Deputados.

O PLP 268 pretende modificar o modelo de gestão dos fundos de pensão fechados de forma a reduzir a transparência da administração e a participação dos trabalhadores, além de abrir as portas para os interesses do mercado externo.

“Os fundos de pensão estão sendo profundamente atacados por esse governo golpista que aí está. O PLP 268 pretende entregar os fundos para o mercado financeiro. Nossa missão, então, é conhecer o sistema e brigar para que ele possa se fortalecer e atender àquilo para o que feito: complementar as nossas rendas”, afirma Flávio Uchoa, diretor do Sindeletro e presidente do Conselho Deliberativo da Anapar.