Segunda, 25 Junho 2018 10:18

Em assembleia, chesfianos do Ceará aprovam proposta de ACT e suspendem greve Destaque

Reunidos em assembleia nesta segunda-feira (25/06), os trabalhadores da Chesf no Ceará aprovaram a proposta apresentada pela Eletrobras para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2018/2019). Com a aceitação da proposta, a categoria também suspendeu a paralisação por tempo indeterminado, prevista para ter início nesta segunda.

A proposta patronal, apresentada durante a 6ª rodada de negociação ocorrida no último dia 20/06, garante reajuste de 1,69% pelo INPC no salário e nos benefícios a partir do mês de maio e a manutenção de todas as cláusulas do atual ACT – exceto as cláusulas referentes à política de transferência e às férias. Esta última cláusula foi adaptada à nova legislação, permitindo que as férias sejam parceladas em até três vezes.

A proposta aprovada é a seguinte:

• Reajuste salarial de 1,69% a partir de 01/05/2018;
• Reajuste dos benefícios em 1,69% a partir de 01/05/2018, no que couber;
• Abono dos dias de greve;
• Retirada da Cláusula Décima Oitava do ACT 2016/2018 - Política de Transferência;
• Alteração da Cláusula Trigésima Sexta do ACT 2016/2018 - Parcelamento de Férias -
de forma a adequá-la à legislação vigente.
• Estabelecimento de Instrumento individual de Acordo Coletivo por empresa
distribuidora, a ser firmado com a direção de cada empresa e com anuência da
Diretoria da Eletrobras.
• Acordo Coletivo pelo período de 12 meses (vigência de 01/05/2018 até 30/04/2019).
• Manutenção das demais cláusulas do ACT e Termo de Compromisso 2016/2018
Nacional.
• Renovação das Cláusulas pactuadas nos Acordos e termos específicos vigentes.
• Suspensão do indicativo de greve por tempo indeterminado.

O Sindeletro reforça que os chesfianos precisam manter a mobilização da categoria para reforçar a luta contra o processo de privatização do sistema Eletrobras.