Sexta, 27 Abril 2018 15:36

Sindeletro participa de debate sobre privatização da Eletrobras na Assembleia Legislativa de Pernambuco Destaque

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) sediou, na última quinta-feira (26/04), debate sobre o Projeto de Lei nº 9463 do Governo Federal que prevê a privatização da Eletrobras e de suas subsidiárias, entre elas a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). A reunião foi pedida pelo deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf. O companheiro José Alfran de Lima participou da audiência pública no parlamento pernambucano representando o Sindicato dos Eletricitários do Ceará (Sindeletro).

A venda da estatal e de suas subsidiárias faz parte do Projeto de Lei nº 9463 que está tramitando na Câmara dos Deputados. "O governo está claramente desarticulado com relação a esse projeto. Há uma pressão da sociedade. Num ano eleitoral, os deputados que tomarem uma decisão a favor da privatização serão cobrados pelo eleitor", diz Danilo. O PSB entrou no dia 25 de abril com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) para derrubar o decreto presidencial que autoriza o início dos estudos para a privatização da Eletrobras. "O projeto de lei teria que ser aprovado antes do decreto".

A mobilização nacional das entidades sindicais do setor elétrico contra a privatização do setor elétrico nacional tem se intensificando a cada dia. Na agenda de lutas, coordenada pelo Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), estão sendo realizadas audiências públicas por todo o Brasil para a conscientização da população sobre os impactos negativos da venda do Grupo Eletrobras.

No Ceará, no dia 18 de setembro de 2017, o Sindeletro articulou a realização da audiência pública “Os Impactos da Privatização da Eletrobras/Chesf no Nordeste” na Assembleia Legislativa do Estado. A realização do debate foi requerida pelo deputado estadual Elmano de Freitas (PT), que tem sido um importante parceiro do Sindeletro na luta contra a privatização da Eletrobras/Chesf, ao lado do deputado federal Odorico Monteiro. (com informações da imprensa)

Veja fotos da audiência pública em Pernambuco:

Ato realizado pela FRUNE na frente da Alepe contra a privatização da Eletrobras

Representantes dos sindicatos do setor elétrico e dos trabalhadores da Eletrobras participam do debate em Pernambuco

A audiência pública na Alepe foi pedida pelo deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf