Quarta, 17 Janeiro 2018 16:29

Primeira rodada de negociação da Convenção Coletiva de Trabalho 2018-2020 dos trabalhadores terceirizados será na quinta-feira (25/01) Destaque

A primeira rodada de negociação entre o Sindeletro e o Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia) sobre a Convenção Coletiva de Trabalho 2018-2020 dos(as) trabalhadores/as terceirizados(as) será realizada na próxima quinta-feira (25/01), às 14 horas, na sede do Sindeletro.

Na pauta de reivindicação da categoria, é proposta a manutenção de todos os itens da atual convenção coletiva de trabalho, reajuste em salários e benefícios, além de novas cláusulas. O Sindeletro reforça que é importante que os(as) trabalhadores(as) se mobilizem para exigirem a manutenção das cláusulas da convenção e o avanço em conquistas como, por exemplo, a fixação dos pisos salariais, auxílio creche, plano de saúde para os dependentes, PLR, entre outras.

A pauta de reivindicação da categoria foi apresentada ao Sindienergia no dia 27 de dezembro de 2017. O Sindeletro também solicitou o envio de documento oficializando a manutenção da vigência do atual CCT 2016/2018 até assinatura da CCT 2018/2020. No dia 15 de janeiro de 2018, em novo ofício ao Sindienergia, o Sindeletro havia pedido, com urgência, o agendamento da primeira rodada de negociação, já que a data-base dos trabalhadores(as) terceirizados(as) é 1º fevereiro.

Confira os principais itens da pauta de reivindicação:

Reajustes de salário

FEV/2018

FEV/2019

1 –

Piso salarial mínimo - PSMC

R$ 1.210,00

R$ 1.265,00

1.1 –

Administrativos

1.2 –

Eletricistas

1.2.1

Eletricistas Linha Viva (1,25 x Eletricista)

R$ 2.412,50

R$ 2.525,00

1.3 –

Montador

1.4 –

Leituristas

1.5 –

Motoristas

1.6 –

Técnicos de Segurança

R$ 3.860,00

R$ 4.040,00

1.7 –

Eletrotécnico

R$ 3.860,00

R$ 4.040,00

Obs: Salários superiores ao piso – reposição da inflação mais 4% ganho real

Função Gratificada Motorista/Motoqueiro – acrescentar esta função para os cargos de Eletrotécnico, Técnico de Segurança e Operador de guindauto.

13º Salário – antecipação da primeira parcela em fevereiro de cada ano.

Periculosidade - Manutenção da periculosidade calculada sobre a remuneração.

Participação nos lucros – distribuição de no mínimo uma folha de remuneração igualmente entre todos os trabalhadores.

Ajuda de custo de viagens – atualização dos valores para: Café – R$ 15,00 / Almoço – R$ 32,00 / Janta – R$ 32,00 / Pernoite - R$ 95,00.

Cartão Refeição – 25 cartões fixos de R$ 32,00 em 2018 e R$ 37,00 em 2019. Cartão nas férias e um cartão extra a ser pago até o dia 15 de dezembro (Peru de Natal).

Plano de Saúde – mudança para a Unimed. O plano médico será estendido aos dependentes e às empresas arcarão com 90% do seu valor.

Creche Escola – R$ 310,00, crianças de 3 a 7 anos, o dobro do valor para creche integral para os filhos de 2 meses a 3 anos.

Seguro de vida - valor mínimo da apólice de R$ 95 mil em 2018 e R$ 100 mil em 2019.

Rescisões – continuam sendo realizadas no sindicato. Que seja garantido o pagamento de todos os direitos trabalhistas ao trabalhador que migrar de empresa. Aos trabalhadores que não forem incorporados à nova empresa será garantido plano de saúde por seis meses.

Assédio Moral – Empresas farão campanha de conscientização e adotarão medidas para coibir essa prática. As vítimas terão atendimento psicológico arcado pela empresa.

Jornada de Trabalho – 40 horas semanais, 30 horas semanais para leituristas.

Escala de revezamento – turno de 8 horas, sendo 3 turnos trabalhados e 2 dias de folga.

Experiência Profissional e Segurança – as empresas manterão nos seus quadros pelo menos 50% dos trabalhadores com 10 anos de experiência nas atividades.

Transporte para vítimas de acidente de trabalho – as empresas devem garantir o deslocamento para o tratamento médico e fisioterápico.