Quinta, 14 Dezembro 2017 15:48

Sindeletro apresenta na segunda-feira (18/12) pauta de reivindicação a trabalhadores terceirizados Destaque

Na próxima segunda-feira (18/12),os(as) trabalhadores/as das empresas prestadoras de serviços à Coelce e à Chesf do Ceará vão se reunir em assembleia geral e extraordinária para deliberar sobre a pauta de reivindicações na negociação da nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2018/2020 que será apresentada ao Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia).

O Sindeletro vai propor a manutenção de todos os itens do atual acordo coletivo de trabalho, reajuste em salários e benefícios, além de novas cláusulas.

Confira os principais itens da pauta de reivindicação:

Reajustes de salário:

Piso salarial mínimo - PSMC

R$ 1.210,00

R$ 1.265,00

1.1 –

Administrativos

1.2 –

Eletricistas

1.2.1

Eletricistas Linha Viva (1,25 x Eletricista)

R$ 2.412,50

R$ 2.525,00

1.3 –

Montador

1.4 –

Leituristas

1.5 –

Motoristas

1.6 –

Técnicos de Segurança

R$ 3.860,00

R$ 4.040,00

1.7 –

Eletrotécnico

R$ 3.860,00

R$ 4.040,00

Obs: Salários superiores ao piso – reposição da inflação mais 4% ganho real

Função Gratificada Motorista/Motoqueiro – acrescentar esta função para os cargos de Eletrotécnico, Técnico de Segurança e Operador de guindauto.

13º Salário – antecipação da primeira parcela em fevereiro de cada ano.

Periculosidade - Manutenção da periculosidade calculada sobre a remuneração.

Participação nos lucros – distribuição de no mínimo uma folha de remuneração igualmente entre todos os trabalhadores.

Ajuda de custo de viagens – atualização dos valores para: Café – R$ 15,00 / Almoço – R$ 32,00 / Janta – R$ 32,00 / Pernoite - R$ 95,00.

Cartão Refeição – 25 cartões fixos de R$ 32,00 em 2018 e R$ 37,00 em 2019. Cartão nas férias e um cartão extra a ser pago até o dia 15 de dezembro (Peru de Natal).

Plano de Saúde – mudança para a Unimed. O plano médico será estendido aos dependentes e às empresas arcarão com 90% do seu valor.

Creche Escola – R$ 310,00, crianças de 3 a 7 anos, o dobro do valor para creche integral para os filhos de 2 meses a 3 anos.

Seguro de vida - valor mínimo da apólice de R$ 95 mil em 2018 e R$ 100 mil em 2019.

Rescisões – continuam sendo realizadas no sindicato. Que seja garantido o pagamento de todos os direitos trabalhistas ao trabalhador que migrar de empresa. Aos trabalhadores que não forem incorporados à nova empresa será garantido plano de saúde por seis meses.

Assédio Moral – Empresas farão campanha de conscientização e adotarão medidas para coibir essa prática. As vítimas terão atendimento psicológico arcado pela empresa.

Jornada de Trabalho – 40 horas semanais, 30 horas semanais para leituristas.

Escala de revezamento – turno de 8 horas, sendo 3 turnos trabalhados e 2 dias de folga.

Experiência Profissional e Segurança – as empresas manterão nos seus quadros pelo menos 50% dos trabalhadores com 10 anos de experiência nas atividades.

Transporte para vítimas de acidente de trabalho – as empresas devem garantir o deslocamento para o tratamento médico e fisioterápico.