Terça, 12 Dezembro 2017 15:42

Sindicalistas pedem à Raquel Dodge que investigue a privatização do setor elétrico nacional Destaque

A luta empreendida pelas federações e entidades sindicais do setor elétrico contra a privatização da Eletrobras e de suas subsidiárias, entre elas a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), chegou à Procuradoria Geral da República. Deputados da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf no Câmara dos Deputados, acompanhados por sindicalistas, estiveram reunidos, no dia 21 de novembro, com a procuradora geral da República, Raquel Dodge.

O diretor do Sindicato dos Eletricitários do Ceará (Sindeletro-CE) e secretário geral da Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste (Frune), Flávio Uchoa, esteve presente no encontro. A comissão pediu à procuradora que investigue a tentativa de privatização do setor elétrico brasileiro pelo governo golpista de Michel Temer e o impacto desta ação sob a ótica do direito do consumidor e da economia nacional.

Além de Flávio Uchoa, do Sindeletro-CE, participaram da comissão o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf no Câmara dos Deputados, deputado Danilo Cabral (PSB/PE); o também deputado Severino Ninho (PSB/PE); o senador Humberto Costa (PT/PE); as deputadas Creuza Pereira (PSB/PE) e Luciana Santos (PCdoB/PE); o diretor do Sindicato dos Urbanitários no Distrito Federal (STIU-DF), Ikaro Chaves, dentre outros.

Segundo Flávio Uchoa, a procuradora geral Raquel Dodge se mostrou sensível à visão de que a água e a energia são bens sociais e, por isso, devem ser asseguradas a toda a população. Segundo o diretor do Sindeletro, a procuradora também assegurou à comissão que vai designar um subprocurador para acompanhar de perto o processo de discussão do modelo de privatização da Eletrobras e de suas subsidiárias na Câmara dos Deputados e no Senado, analisando principalmente a legalidade e a constitucionalidade do projeto apresentado.

Saiba mais no jornal do Sindeletro - edição de Novembro:

Veja fotos do encontro: