Quarta, 29 Novembro 2017 17:09

Sindeletro participa do Grande Ato Cultural "Todos em defesa da Chesf e do Velho Chico" Destaque

O Sindicato dos Eletricitários do Ceará (Sindeletro) participou do Grande Ato Cultural "Todos em defesa da Chesf e do Velho Chico", realizado na última sexta-feira (24/11) em frente à sede da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), em Recife (PE). Os diretores do Sindeletro, Flávio Uchoa, também secretário geral da Frune, e Reginaldo Leitão participaram das atividades. O evento, realizado pela Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste (FRUNE) e pelo Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco (Sindurb-PE), teve como proposta unir forças de diversas entidades locais e nacionais contra a privatização das empresas do sistema Eletrobras.

A programação contou com vários shows de artistas regionais, além de diversas manifestações culturais e pronunciamentos de lideranças políticas do nordeste e nacional. É o segundo grande ato cultural organizado na região Nordeste este ano em defesa da Chesf e do Velho Chico. No dia 6 de outubro, as cidades de Petrolina (PE) e de Juazeiro (BA) foram palcos do ato “Todos pelo Velho Chico” que exaltou a importância do rio São Francisco para a região Nordeste.

As atividades têm por objetivo denunciar que a privatização da Chesf coloca em risco o Velho Chico, já que suas águas servem tanto para a geração de energia, quanto para o consumo humano, para a pesca, para o transporte e para a irrigação. Atualmente fragilizado, o Velho Chico não será tratado como prioridade pela iniciativa privada, tampouco continuarão os investimentos em projetos sociais para beneficiar a população ribeirinha e nem será feito controle do uso múltiplo das águas.

Veja imagens do ato em Recife: