Quarta, 11 Outubro 2017 16:55

Audiência Pública em Paulo Afonso e Ato Cultural “Todos pelo Velho Chico” em Juazeiro (BA) e em Petrolina (PE) mobilizam região Nordeste contra a privatização da Eletrobras/Chesf Destaque

A agenda de luta na região Nordeste contra a privatização da Eletrobras e suas subsidiárias, entre elas a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, está intensa. Na última segunda-feira (09/10), políticos, técnicos, chesfianos e sindicalistas participaram de audiência pública sobre o tema na Câmara Municipal de Paulo Afonso (BA). Na sexta-feira (06/10), um Grande Ato Cultural “Todos pelo Velho Chico” foi realizado nas cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Artistas da região se apresentaram em um grande show e várias outras manifestações culturais ocorreram em Juazeiro.

O ato público em defesa do São Francisco realizado em Petrolina e em Juazeiro teve como objetivo denunciar que a privatização da Chesf coloca em risco o Velho Chico, já que suas águas servem tanto para a geração de energia, quanto para o consumo humano, para a pesca, para o transporte e para a irrigação. Atualmente fragilizado, o Velho Chico não será tratado como prioridade pela iniciativa privada, tampouco continuarão os investimentos em projetos sociais para beneficiar a população ribeirinha e nem será feito controle do uso múltiplo das águas.

O Ato Cultural “Todos pelo Velho Chico” foi organizado pela Frente Regional dos Urbanitários do Nordeste (Frune), e pelos sindicatos de eletricitários da Bahia e de Pernambuco e contou com o apoio do movimento popular, da Frente Parlamentar em defesa do Rio São Francisco (Nacional e Regional), igrejas, e entidades dos setores agrícola, pecuário, turístico e comercial. O presidente do Sindicato dos Eletricitários do Ceará (Cesário Macedo) e o diretor da entidade e secretário geral da Frune, Flávio Uchoa, estiveram presentes na mobilização.

Audiência Pública na Câmara Municipal de Paulo Afonso discutiu os impactos da privatização da Chesf

Índios que dependem das águas do São Francisco estiveram presentes à audiência pública realizada em Paulo Afonso

Petrolina e Juazeiro sediaram um grande político e cultural contra a privatização da Chesf

Crianças e jovens encenaram a importância do Rio São Francisco para a região Nordeste