Quarta, 13 Setembro 2017 16:24

Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Ceará discute impactos da privatização da Eletrobras/Chesf no Nordeste Destaque

O Sindicato dos Eletricitários do Ceará (Sindeletro) convida demais entidades sindicais, movimentos populares, professores, políticos do campo progressista e a população em geral para participarem, na segunda-feira (18/09), da Audiência Pública sobre “Os Impactos da Privatização da Eletrobras/Chesf no Nordeste”, que será realizada na Assembleia Legislativa do Ceará. O evento terá início às 9 horas e ocorre no Complexo de Comissões técnicas da Assembleia. A realização da audiência pública foi requerida pelo deputado estadual Elmano de Freitas (PT), em apoio à mobilização nacional organizada pelo Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) contra a privatização do setor elétrico nacional.

O Sindeletro esclarece que a venda da Eletrobras e de suas subsidiárias, entre elas a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), não afetará somente seus funcionários. Toda a população sentirá seus efeitos nocivos, pois, ao contrário do que o governo do presidente ilegítimo Michel Temer quer fazer crer, haverá aumento da tarifa de energia elétrica para o consumidor e queda na qualidade do serviço. A privatização também ameaça projetos sociais como a tarifa social de energia elétrica que prevê descontos na conta de luz para famílias de baixa renda.

Para a região Nordeste, a venda da Chesf terá um impacto social incalculável. Um dos grandes riscos da privatização é a ameaça ao rio São Francisco, cujo controle de suas águas é feito pela Companhia. O Velho Chico tem fundamental importância para a economia da região porque suas águas servem tanto para a geração de energia quanto para irrigação, pesca, transporte e consumo humano. O projeto de transposição São Francisco, em fase de conclusão, é estratégico para garantir o abastecimento de rios e açudes nas áreas mais secas do Nordeste.

Diante da gravidade da situação, o Sindeletro reforça a necessidade dos setores organizados da sociedade cearense e de toda a população participarem da Audiência Pública. Somente com mobilização poderemos dizer não aos desmandos do governo golpista que quer entregar nas mãos do capital estrangeiro o patrimônio da maior empresa de estatal de geração e transmissão de energia elétrica da América Latina, que foi construído pelo povo brasileiro.

Audiência pública “Os Impactos da Privatização da Chesf/Eletrobras no Nordeste”.

Data: segunda-feira (18/09), às 9 horas

Complexo de Comissões técnicas da Assembleia Legislativa do Ceará