Quinta, 06 Julho 2017 17:37

Anapar defende direitos dos participantes do fundo de pensão

Em tempos em que a ameaça à previdência pública é real e está materializada na proposta de reforma que tramita no Congresso, a luta da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar) em defesa de seus associados é estratégica e necessária. A Anapar atua defendendo os interesses dos participantes de fundos de pensão junto aos poderes públicos – Executivo, Legislativo e Judiciário -, às empresas patrocinadoras e às entidades de previdência. A entidade está habilitada, inclusive, a representar judicialmente seus associados.

Uma das recentes batalhas da Anapar tem sido a luta contra o Decreto 3721/01, que aumentou a idade mínima para aposentadoria complementar. A Associação ajudou a coordenar a campanha que derrotou o governo e acabou com a exigência de idade mínima para o trabalhador adquirir direito à complementação de aposentadoria.

A entidade também defende a democratização da gestão dos fundos de pensão com a maior participação dos seus beneficiados. A Anapar reivindica que os participantes elejam, pelo voto direto, seus representantes para a diretoria executiva, conselho deliberativo e conselho fiscal, de maneira a compartilhar o controle dos fundos com as empresas patrocinadoras. A Associação também está investindo na formação dos dirigentes eleitos, para que eles representem com a máxima eficácia o interesse dos participantes.

Para que a Anapar amplie sua atuação a favor dos fundos de pensão e de seus participantes, é muito importante o aumento do número de associados à entidade. A associação à Anapar é individual e o único requisito é integrar qualquer fundo de pensão. O associado contribui com a anuidade de R$ 50. Para se associar, entre em contato com a Anapar pelos telefones (61) 3326-3086 e 3326-3087 ou diretamente com o Sindeletro (85) 3521.4200 (falar com Joelbia Maia).