Quinta, 01 Junho 2017 15:50

Curso de formação da Plataforma Operária e Camponesa de Energia discute importância estratégica do pré-sal Destaque

A importância estratégica do petróleo brasileiro, principalmente as áreas do pré-sal, foi o tema do primeiro dia do curso de Formação de Formadores da Plataforma Operária e Camponesa de Energia – Ceará. Na mesa de abertura do curso, o professor da Universidade Federal do ABC, Igor Fuser, explicou o porquê o petróleo é alvo de cobiça das grandes empresas transnacionais. “O petróleo não é uma simples mercadoria. É um recurso estratégico porque é uma fonte de energia fundamental. A sobrevivência econômica de qualquer país defende da produção de energia e o petróleo é a principal fonte de produção de energia no mundo”.

Para o professor Igor Fuser, os recursos arrecadados com a extração do pré-sal no Brasil devem ser usados em benefício da sociedade. “O controle do pré-sal deve ficar na mão do povo brasileiro através do Estado, através da Petrobrás, e a arrecadação da renda petroleira deve financiar políticas sociais nas áreas de educação, saúde, cultura, proteção do meio ambiente”.

A Plataforma Operária e Camponesa de Energia – Ceará tem a proposta de articular setores da sociedade civil em defesa de um projeto energético que privilegia os interesses nacionais e do povo brasileiro. O curso de Formação de Formadores da Plataforma Operária e Camponesa de Energia – Ceará segue até amanhã (02/06), no auditório do Sindeletro, na rua Antônio Pompeu, 141, Centro.

No Ceará, mais de 10 organizações e cerca de 50 militantes participam desse importante processo de formação. O curso tem como objetivo a realização de um amplo processo de formação e esclarecimento da população sobre o debate da questão energética, articulando processos de organização, agitação, propaganda e lutas.