Segunda, 08 Maio 2017 12:05

Trabalhadores da Chesf aprovam estado de assembleia permanente contra corte de periculosidade Destaque

Os trabalhadores da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) decidiram, na manhã desta segunda-feira (08/05), permanecer em estado de assembleia permanente por conta da ameaça de corte de 5% dos credenciamentos da periculosidade, proposto pela empresa. A deliberação foi aprovada por unanimidade em assembleia geral convocada pelo Sindicato dos Eletricitários do Ceará (Sindeletro), na gerência regional da Chesf, em Fortaleza e em Milagres.

A categoria já obteve uma primeira vitória após a Eletrobras/Chesf decidir suspender temporariamente a aplicação do corte dos credenciamentos da periculosidade. Na última terça-feira (02/05), os empregados da Chesf da área de manutenção e de operação de todas as unidades da empresa decidiram se descredenciar da dupla função de condução de veículos como forma de protesto. Os trabalhadores aguardam agora que a empresa responda ao ofício enviado pela Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) que requer a suspensão do corte, entre outras medidas.

Na assembleia, a direção do Sindeletro esclareceu que a decisão do corte dos credenciamentos ameaça duplamente a categoria. A medida prejudicará os trabalhadores cujo pagamento de periculosidade é inerente a sua atividade de trabalho e ainda comprometer o direito à aposentadoria especial pelo INSS. A advogada do Sindeletro e presidenta da Comissão de Direito Sindical da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará (OAB-CE), Jane Calixto, também presente à assembleia, informou que os empregados cujas atividades profissionais incorrem em risco não podem ter o contrato de trabalho alterado pela empresa para o não pagamento da periculosidade. “A empresa não pode infringir os contratos individuais e normativos para prejudicar o trabalhador”.

O Sindeletro destaca a necessidade dos trabalhadores da Chesf manterem a mobilização contra as medidas propostas pela Eletrobras/Chesf que retiram direitos da categoria. Trabalhadores e trabalhadoras, estejam unidos com o Sindicato na luta de vocês!

Chesfianas e chesfianos, confiram em anexo o último boletim da Confederação Nacional dos Eletricitários (CNE) com o resultado da reunião, realizada na última quinta-feira (04/05), no Rio de Janeiro, com a direção jurídica da Eletrobras sobre o corte da periculosidade e outros temas de interesse de vocês.