Sexta, 28 Abril 2017 19:20

Mais de 100 mil pessoas vão para as ruas contra as reformas em Fortaleza Destaque

O Sindicato dos Eletricitários do Ceará (Sindeletro) participou nesta sexta-feira, 28 de abril, da Greve Geral contra as mudanças na lei trabalhista e na previdência. Mais de 100 mil pessoas lotaram a Praça da Bandeira, lugar de concentração do ato em Fortaleza, e saíram em caminhada até a Praça do Ferreira. No interior do estado, ocorreram mobilizações e atos de rua em mais de 130 municípios que somados totalizaram 400 mil pessoas nas ruas.

O protesto em Fortaleza começou às 9 horas da manhã. Ao longo do trajeto pelas ruas do centro da cidade, as poucas lojas que permaneciam abertas fecharam as portas. Muitos funcionários aplaudiram a manifestação e apoiaram o protesto. Nem mesmo a chuva forte que caiu no meio da manhã desmobilizou a multidão que protestava contra a retirada de direitos dos trabalhadores e a precarização das relações de trabalho propostas pelo governo golpista.

O movimento ocorre 100 anos depois da primeira greve geral do País, ocorrida em julho de 1917 e capitaneada por organizações operárias de inspiração anarquista. Em 1996, uma greve geral contra as privatizações propostas pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso mobilizou cerca de 12 milhões de pessoas em todo o país. Também integraram as mobilizações, atos públicos e protestos populares que agitaram todas as regiões do estado, as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo que articulam dezenas de movimentos sociais e populares do campo e da cidade.

(com informações da CUT-CE)

Veja mais fotos na galeria