Quinta, 16 Março 2017 15:20

Sindeletro espera melhora na proposta do ACT da Maracanaú Geradora

Após a primeira rodada de negociações com a Maracanaú Geradora, o Sindicato dos Eletricitários do Ceará (Sindeletro) avalia que a proposta pode ser melhorada pela empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2017/2018. A reunião foi realizada na última segunda-feira (13/02), na sede do Sindicato. A próxima reunião será dia 4 de abril.

O Sindeletro espera melhora no piso de auxiliar técnico, proposto em R$ 1.980,00 pela empresa, assim como a implantação de piso para técnico de nível superior. Também foi solicitado pelo Sindicato o pagamento de 7% de adicional de turno e pagamento de previdência privada, negados pela empresa.

A proposta para a Participação de Lucros e Resultados (PLR) será enviada neste mês pela Maracanaú, assim como a proposta de apoio a dependentes especiais. O Sindeletro espera a melhora no ticket alimentação e o aumento da idade mínima para creche-escola, de 4 para 7 anos de idade e a inclusão de auxílio escola de 7 a 18 anos.

Foi acordado o piso mínimo de R$ 1.400; reajuste de 6,58%, baseado na inflação pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), mais ganho real de 0,5%, exceto para trabalhadores de cargos de confiança.

Segue o resumo da ata abaixo:

Cláusula Terceira

Piso mínimo - R$ 1.400,00

Aux. Técnico – empresa propõe R$ 1.980,00 – Sindeletro pede para melhorar

Técnico Nível Médio R$ 2.950,00

Técnico Nível Superior – Negado – Sindeletro Insiste e pede proposta de redação

Cláusula Quarta

Reajuste de 6,58%, igual INPC

Ganho Real – 0,5% exceto para colaboradores que exerçam cargos de confiança a nível de gerente

Cláusula Sétima

H Extra - Parág Primeiro – compensação pode ocorrer “até o fechamento da folha subseqüente”

Cláusula Oitava

Periculosidade - Sindeletro propõe manter redação atual excluindo o final do parágrafo “tudo conforme enunciado 191 TST”.

Cláusula Nona

Adicional de turno – Negado – Sindeletro propõe 7%

Cláusula Décima Primeira

PLR - Empresa ficou de enviar proposta até final de março/2017

Cláusula Décima Segunda

Ticket Alimentação - R$ 682,00 (22 x R$ 31,00) – Sindeletro solicita melhora

Cláusula Décima Sexta

A Creche-escola passa R$ 400,00 e idade 4 anos – Sindeletro sugere idade de 7 anos

Parag. Único - Auxílio Escola – Será analisado

Cláusula Nova

Incentivo Educação - A Maracanaú Geradora, a partir da assinatura do presente acordo, se compromete a aplicar os termos de incentivo a educação de acordo com a normativa interna, transcritos no anexo I, sendo garantido no mínimo o reembolso de 70% do valor das mensalidades escolares para graduação de técnico de nível médio ou superior.

Cláusula Décima Sétima

Seguro mínimo de R$ 80 mil

Auxílio Funeral R$ 6 mil

Cláusula Décima Oitava

Previdência Privada - Negado

Cláusula Décima Nona

Auxílio Cultura – Negado

Cláusula Vigésima

Apoio aos dependentes especiais - Empresa ficou de enviar proposta até final de março/2017

Cláusula Nova 2

Horário Flexível – pessoal de horários administrativo, exceto gerente e coordenador, poderá flexibilizar na entrada até 2 horas, compensadas na final do expediente.

Cláusula Vigésima Terceira

Mantém 1/3 gratificação de férias.