Terça, 07 Fevereiro 2017 17:52

Você sabe o que é o imposto sindical?

A contribuição sindical é um tributo obrigatório recolhido pelo Governo Federal de todos que têm carteira assinada, mesmo que não sejam sindicalizados

Muita gente pensa que ao pagar o imposto sindical, recolhido anualmente de forma compulsória, passa a ser associado do Sindicato. Porém, o pagamento do tributo não significa sindicalização. O imposto, equivalente a um dia de trabalho, é recolhido pelo Governo Federal, que redistribui os valores.

O tributo está previsto nos artigos 578 e 591 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sendo distribuído aos sindicatos, às federações, às centrais sindicais, às confederações e à “Conta Especial Emprego e Salário”, administrada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O Sindeletro é a favor da liberdade do trabalhador de escolher quem o representa, portanto, contra o pagamento do tributo.

Isso porque, ainda que o valor seja repassado, ele não chega integralmente às entidades sindicais. Além disso, parte do dinheiro desse imposto vai para sindicatos sem atividades comprovadas em prol da sua categoria, que não defendem os interesses da classe trabalhadora.

Sindicalização

A sindicalização ocorre quando trabalhador, por vontade própria, preenche a ficha de sindicalização e entrega na entidade sindical pessoalmente ou envia por e-mail. No caso do Sindeletro, é feito desconto de 1,5% do salário base, que garante ao trabalhador assistência jurídica em questões trabalhistas e previdenciárias. A maior participação possibilita que o Sindicato mantenha-se firme e ativo, garantindo diretos, fechando acordos e convenções que você usufrui.

O Sindicato está a serviço dos trabalhadores e só funciona com a participação da categoria. Para funcionar a pleno vapor, é preciso das sindicalizações, da união e da iniciativa de todos. Não basta reclamar entre os colegas e não fazer a sua parte. Venha ao Sindicato: traga suas dúvidas, sugestões e reclamações.

Integre-se e ajude a construir um Sindicato mais forte. Assim, todos saem ganhando.

Filie-se!

Encontre a ficha de sindicalização aqui.