Sexta, 25 Novembro 2016 17:06

Sindeletro convoca trabalhadores da Coelce para assembleia na quarta-feira (30/11)

O Sindicato dos Eletricitários do Ceará (Sindeletro) convoca os trabalhadores e as trabalhadoras da Companhia Energética do Ceará (Coelce) para assembleia na quarta-feira (30/11), às 18h30, em primeira convocação, e 19h, em segunda convocação, na sede do Sindicato (rua Antônio Pompeu, 141, Centro). Na ocasião, será discutida e deliberada a proposta final apresentada pela empresa, de fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2016/2018, em reunião ocorrida nesta quinta-feira (24/11), na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).

Mesmo com as dificuldades impostas pela Coelce, o Sindicato conseguiu manter o pagamento mínimo da Participação dos Lucros e Resultados (PLR) de 80% do salário base, conquistou aumento do ticket alimentação para R$ 30,00, além de avançar nas negociações do valor do abono salarial.

A primeira proposta da empresa havia sido um abono de R$ 2.400,00 no primeiro ano e R$ 2.500,00 no segundo ano, avançando para R$ 2.500,00 e R$ 2.600,00, respectivamente, na rodada de 10 de novembro. Porém, o Sindicato fincou o pé acerca da necessidade de manter o mínimo de 60% do salário base no abono salarial, com a empresa apresentando na reunião do dia 17 de novembro os valores de R$ 2.800,00 (2016) e R$ 2.900,00 (2017).

Em uma negociação difícil nesta quinta-feira, a Coelce apresentou inicialmente um abono de R$ 2.850,00 e R$ 2.950,00, respectivamente. Após mais insistências do Sindicato, a empresa trouxe avanço de R$ 2.900,00 e R$ 3.000,00. Por fim, já nos “45 minutos do segundo tempo” da reunião, o Sindeletro conseguiu arrancar R$ 3.000,00 de abono salarial em ambos os anos.

Em relação à Faelce, após as tentativas de retirada da fundação do ACT da Coelce, o Sindicato conseguiu manter a cláusula sobre o reajuste dos benefícios dos aposentados. O Sindeletro destaca a importância de serem mantidas as conquistas de ACTs anteriores, alcançadas após muitas lutas, seguindo na defesa do ganho real e da manutenção do mínimo de 60% do salário base no abono salarial. O Sindeletro também é contra a implantação do banco de horas e a exclusão dos empregados do grade 16 do ACT.

Para tratar sobre a reunião ocorrida com a empresa na SRTE, os diretores do Sindeletro se reuniram, nesta sexta-feira (25/11), com trabalhadores da Capital e do Interior, convocando para a assembleia da próxima quarta-feira, dia 30. As assembleias no Interior ocorrerão na mesma data em horários a serem definidos.

Está marcada para 2 de dezembro uma nova rodada de negociação com a empresa, também na sede da superintendência, em que será apresentado o resultado das assembleias com os trabalhadores.

Coelceanos e coelceanas, participem das assembleias! Decidam os rumos do ACT!

Assembleia deliberativa do ACT da Coelce
Quando: 30/11, às 18h30
Onde: Sede do Sindeletro (rua Antônio Pompeu, 141, Centro)