Quarta, 27 Julho 2016 13:16

Trabalhadores da Chesf suspendem paralisação e definem estado de greve

Os trabalhadores da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) no Ceará suspenderam a greve nesta quarta-feira (27/07), após decisão judicial do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Emmanoel Pereira.

Em assembleia desta quarta-feira, foi deliberado o estado de greve, com mobilizações todas as segundas-feiras, como forma de pressionar a Eletrobras para o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2016/2017. Está marcada nova reunião com a empresa para o próximo dia 22 de agosto, em Brasília. Na ocasião, chesfianos e chesfianos farão uma vigília.

A decisão do TST pela suspensão da greve foi divulgada em audiência de conciliação do dissídio coletivo na terça-feira (26/07), em Brasília, em que participou o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE).

Diante das negativas da empresa em aceitar o acordo do CNE, o ministro trouxe uma nova proposta: reajuste de 4,28% em agosto de 2016, sem retroatividade, com a manutenção das demais condições. Quanto aos dias parados, serão discutidos no dia 22 de agosto.