Sexta, 11 Março 2016 16:25

CCT 2016/2018: terceira rodada de negociação não avança

Na última quarta-feira (09.03), ocorreu a terceira rodada de negociação entre Sindeletro e Sindienergia. Os representantes das empresas mantiveram a contraproposta apresentada na reunião anterior, realizada no dia 26 de fevereiro. Os patrões continuam oferecendo reajuste salarial de 70% da inflação, calculada a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC/IBGE), que foi de 11,31% entre 1º de fevereiro de 2015 e 31 de janeiro de 2016. Dessa forma, eles querem um reajuste de apenas 7,91% sobre as cláusulas econômicas: salário, ticket alimentação etc. Na prática, eles estão propondo uma perda salarial!

Diante do impasse, ficou acertado na reunião que as partes procurariam a mediação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE). O Sindeletro, entretanto, ressalta que só a mediação da superintendência não é suficiente. Há a necessidade de os trabalhadores se envolverem diretamente no processo.

Nós, do Sindeletro, pedimos que a categoria permaneça unida e disposta a lutar. Precisamos ser contundentes com os patrões. O piso salarial de dois salários mínimos é uma pauta histórica e não podemos aceitar um reajuste que não seja maior do que o do salário mínimo! Neste momento, os trabalhadores precisam ficar em alerta! Veja nos quadros abaixo o comparativo de algumas das propostas. Temos de ir à luta!

PISO SALARIAL (comparativo)

AUXÍLIO SAÚDE (comparativo)

Auxílio Saúde atual

Proposta do Sindeletro

Apenas plano de saúde para o    empregado / Sem plano odontológico

Manter o atual

Unificação do plano de saúde com  Unimed / Extensão ao cônjuge e aos  dependentes / Inclusão de plano  odontológico

Para baixar este boletim, clique no link abaixo.