Terça, 08 Março 2016 16:57

Dia Internacional da Mulher: Lugar de mulher é na luta!

Você sabe por que o Dia Internacional da Mulher ocorre no dia 8 de março? Em março de 1911, num incêndio em uma fábrica estadunidense, 130 operárias morreram carbonizadas. Em 1917, no mesmo mês, 90 mil operárias russas foram às ruas manifestar-se contra o Czar Nicolau II, a fome, as más condições de trabalho e a participação russa na Primeira Guerra Mundial. Passaram-se pouco mais de 100 anos e, até hoje, muitas vezes, o real sentido desta data é desvirtuado.

Aqui no Brasil, nesse período, nossa vida mudou bastante. Estamos amplamente presentes no mercado de trabalho e nas universidades e o maior cargo do executivo é, inclusive, ocupado por uma mulher. Entretanto, muitas questões ainda não mudaram.

O encargo doméstico e os cuidados com os filhos continuam sendo quase que exclusivamente nossos e muitas de nós ainda fazem tripla jornada. Ainda somos diariamente desrespeitadas sexualmente nas ruas e, também, no ambiente de trabalho, com agressões e intimidações disfarçadas de “elogio”. Muitas de nós também são ainda cruelmente vítimas da violência doméstica.

Ainda somos altamente julgadas pelos nossos corpos. A mídia e a sociedade exigem de nós, todos os dias, padrões corporais inatingíveis. Ainda somos pouco representadas na política. Você sabia que o percentual de mulheres no Congresso Nacional não chega a 15%? Entretanto, somos mais de 51% do eleitorado do País. Como nossas demandas serão atendidas se não conseguirmos ocupar esses espaços?

Mais do que dar parabéns, nós gostaríamos de chamar as mulheres eletricitárias para a luta! Em nossa categoria, quase 80% da mão de obra é formada por homens. Então, cada vez mais, precisamos nos fazer visíveis! Homens e mulheres precisam caminhar juntos por condições igualitárias. Para nós, do Sindeletro, lugar de mulher é na luta!