Segunda, 19 Outubro 2015 15:20

Energia Pecém não avança e Sindeletro rejeita proposta

Por insistência da empresa, Sindeletro convoca assembleia para dia 22 de outubro às 18h, em primeira convocação, e às 18h30, em segunda convocação, na sede do Sindicato

A 3ª rodada de negociação do ACT 2015/2016 dos trabalhadores da Energia Pecém, realizada no dia 15 de outubro no Sindeletro, terminou sem novas propostas para a categoria. A empresa se limitou a oferecer novamente o parcelamento do reajuste salarial pela inflação (9,56% - IPCA), sendo 6% em agosto/2015 e o restante em janeiro/2016. Na proposta anterior, a empresa pagaria 5% em agosto e a diferença em janeiro. Ou seja, tudo o que a empresa fez foi aumentar a primeira parte do parcelamento.

Para o vale-refeição, a empresa propôs R$ 555,63 em agosto/2015 e R$ 574,29 em janeiro/2016. Já o vale-alimentação ficaria em R$ 322,29 em agosto/2015 e R$ 333,10 em janeiro/2016. E os demais benefícios seriam reajustados também pelo IPCA e com parcelamento, sendo a primeira parte paga em agosto/2015 e a segunda em janeiro/2016. Essa proposta está na contramão dos resultados, pois a Unidade I da Energia Pecém tem conseguido produzir e vender quase a sua capacidade total de geração de energia (93,4%). Portanto, não há motivos para reajuste apenas da inflação e ainda mais parcelado.

Na mesa de negociação, a Energia Pecém ainda sugeriu que o adicional de periculosidade dos trabalhadores do setor administrativo fosse discutido fora do Acordo Coletivo de Trabalho. O Sindeletro deixou claro que é contra a retirada desse adicional, como quer a empresa, e não abre mão de discutir isso nas negociações do ACT.

O Sindeletro negou a proposta integralmente em mesa de negociação. Apesar disso, a empresa insistiu para que a proposta seja apresentada aos trabalhadores em assembleia. Portanto, o Sindeletro convoca a categoria para uma assembleia no dia 22 de outubro, às 18h, em primeira convocação, e às 18h30, em segunda convocação, na sede do Sindicato (Rua Antônio Pompeu, nº 99, no Centro). Antecipadamente, a diretoria do sindicato informa que será contra o ACT proposto pela empresa e convoca os trabalhadores a dizerem não também.

Serviço: Assembleia

Data: 22 de outubro de 2015
Horário: 18h, em primeira convocação, e às 18h30, em segunda convocação
Local: sede do Sindeletro (Rua Antônio Pompeu, nº 99, no Centro)