Sexta, 04 Outubro 2019 20:00

Comissão conclui regimento eleitoral das eleições sindicais 2019 Destaque

A Comissão Eleitoral aprovou na noite desta sexta-feira, 4, o regimento das eleições 2019 para Diretoria Executiva e Conselho Fiscal do SINDELETRO. O regimento é baseado no estatuto do Sindicato. Cabe à comissão a divulgação das eleições, garantindo transparência e equilíbrio de tratamento entre chapas concorrentes. Além disso, é responsável pela distribuição, guarda e acomodação das urnas coletoras de votos durante todo processo eleitoral, definindo o número e a localização das mesas coletoras de votos. Formada por quatro membros, dois dos quais são indicados por cada chapa inscrita, a comissão irá acompanhar a preparação e disponibilização do material eleitoral.

Conforme o regimento, serão instaladas tantas mesas coletoras quantas forem necessárias para a coleta dos votos dos associados em condições de votar, cuja localização será definida pela Comissão Eleitoral e divulgada até sete dias antes da eleição, atendendo-se aos critérios geográficos e de densidade de votos.

As chapas concorrentes deverão indicar para a Comissão Eleitoral, até o dia 14 de outubro, às 12 horas, a relação com os nomes dos mesários. A comissão eleitoral ficará responsável por apontar mesários para as mesas coletoras de votos onde as chapas não indicarem. Além disso, todas as pessoas indicadas para as mesas coletoras de votos deverão apresentar: Nome completo, Identidade (RG), CPF, endereço, telefone e conta bancária se tiver.

Os trabalhos das mesas coletoras poderão ser acompanhados por fiscais designados pela chapa até o dia 14 de outubro, na proporção de um fiscal por chapa registrada para cada mesa coletora, que deverá necessariamente portar crachá rubricado pela Comissão Eleitoral e ter identificação validada. Os custos decorrentes das atividades dos fiscais serão de inteira responsabilidade das chapas.

VOTAÇÃO

A votação ocorrerá nos dias 21 e 22 de outubro, das 8 h às 18h (dezoito horas). Na capital e interior a eleição ocorrerá com urnas fixas e itinerantes nos locais de trabalho e na sede do Sindicato. A Comissão viabilizará a entrega de todo o material eleitoral necessários ao desempenho das Mesas Coletoras de Votos até as 12 horas do dia 19 de outubro.. § 2o Nas cidades do Interior onde não houver urna fixa, o associado votará na urna itinerante da localidade em que está lotado, ou em separado caso esteja fora da sua localidade de trabalho.

Será proclamada eleita a chapa que obtiver na votação a maioria dos votos válidos. A fim de assegurar eventual recontagem de votos, as cédulas apuradas permanecerão sob a guarda da Comissão Eleitoral até dez dias após a proclamação final do resultado da eleição. A divulgação do resultado será realizada no primeiro dia útil após a apuração, os resultados da eleição e a data da posse da diretoria que se dará em 15 de janeiro do próximo ano.

Eletricitárias e eletricitários, fiquem atentos aos locais de votação e participem!