Sexta, 12 Julho 2019 12:06

Acordo da Eneva está em fase de negociação Destaque

O Sindeletro aprovou em assembleia do dia 19 de junho a pauta de reivindicações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2019/2020 dos trabalhadores da Eneva. A primeira reunião de negociação será na quinta-feira, 19 de julho. A proposta é de reajuste de salarial com base na inflação, calculada pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (IPCA), mais ganho real de 4%, incidente sobre os salários vigentes em 31 de julho de 2019.

Reivindicamos reajuste para R$ 2.100,00 no piso salarial básico, incluindo, também, R$ 3.992,00 para o nível médio; R$ 5.988,00 para o nível superior; e garantia do pagamento do piso salarial dos engenheiros, químicos e arquitetos. Além disso, solicitamos a migração de todo o pessoal, com mais de dois anos, do nível “auxiliar” para “júnior”; e “pleno” para “sênior”, no caso das funções técnicas.

Para trabalho extraordinário, mantemos o adicional de 100% sobre as horas extras efetivamente trabalhadas ou o equivalente em folgas, ocorrendo, porém, independentemente do dia da semana. Será utilizado o divisor de 150 horas, a partir de 01.08.2019, para o cálculo da hora extra do pessoal que trabalha em turno ininterrupto. No novo acordo, solicitamos que trabalhadores de turno ininterrupto recebam horas extras quando o seu turno coincidir com um feriado.

No caso da periculosidade, o pagamento deve ser sobre a remuneração (salário + hora extra + gratificação). Já o adicional por turno deve passar de 7% para 15% do salário base. Reivindicamos, também, a criação da hora in itinere, com pagamento de 90 minutos.

Solicitamos reajuste de R$ 999,90 para o cartão-refeição e R$ 647,02 para o cartão-alimentação. Sobre o incentivo à educação, reivindicamos o reembolso de 80% do valor das mensalidades escolares para todos os seus empregados; e o auxílio creche/escola deverá ter reajuste de R$ 960,00, sendo o auxílio referente ao material escolar para R$ 490,00. Além disso, solicitamos que o apoio ao portador de necessidades especiais passe para o valor de R$ 1.125,00.

Como atitude de reconhecimento e respeito ao direito sindical, solicitamos que a Empresa reconheça a estabilidade sindical dos trabalhadores eleitos. As cláusulas não mencionadas permanecerão como estão.