Quarta, 03 Julho 2019 12:16

Acordo da CGTF é aprovado por trabalhadores Destaque

Os trabalhadores do CGTF aprovaram, por unanimidade, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2019/2021 na segunda-feira, dia 1° de julho. O reajuste será de acordo com a inflação calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), 5,07%, com data base em maio. A previsão é que os valores retroativos sejam pagos em julho.

Com a Reforma Trabalhista de 2017, a hora in itinere foi um direito retirado dos trabalhadores, item que integrava a cláusula do acordo anterior. Para compensar essa perda, o Sindicato conseguiu implantar o valor equivalente a 30 horas extras no salário e mais 10 horas extras de indenização.

O abono salarial também foi reajustado pelo INPC, alcançando R$ 4.260,59 no primeiro ano. O segundo ano será reajustado com base na inflação do período. Já o ticket alimentação fechou em R$ 549,80, também reajustado pela inflação. Quanto aos tickets extras em dezembro, conhecido como “peru de Natal”, o valor será de R$ 590,04.

O auxílio educação, creche ou babá teve reajuste maior que o dobro da inflação, fechando em R$ 960. Os demais itens do acordo foram mantidos. Além disso, foram garantidas as homologações pelo Sindicato. As mudanças na PLR seguem nas tabelas abaixo:

Acordo anterior

Novo acordo