Sexta, 10 Maio 2019 17:56

Sindeletro convoca assembleia dos trabalhadores da Chesf para segunda-feira (13/05) Destaque

O Sindicato dos Eletricitários do Ceará (SINDELETRO) convoca as trabalhadoras e os trabalhadores da Chesf para assembleia deliberativa nesta segunda-feira, 13, acerca do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2019/2020 das empresas da Eletrobras. A primeira chamada será às 8h e segunda às 8h30 em Fortaleza e Milagres.

Na negociação da quinta-feira, 9, em Brasília, a Eletrobras apresentou nova proposta aquém das expectativas da categoria. Nova reunião foi pré-agendada para o próximo dia 22. Na primeira proposta apresentada, o reajuste nas cláusulas econômicas era de 0%. Agora, a direção da empresa propõe 1% de aumento, sem retroatividade. As cláusulas 24ª (Auxílio alimentação), 25ª (Auxílio educacional), 29ª (Auxílio creche) e 32ª (Benefícios) também seriam reajustadas com apenas 1%, sem retroatividade. Já a cláusula 26ª (Gratificação de férias) seria limitada em 75%.

A retirada da 23ª, que trata do desconto e repasse das associações e mensalidades aos sindicatos, mostra a disposição da empresa de enfraquecer a organização dos trabalhadores.

Nessa nova proposta, a Eletrobras manteve a retirada das cláusulas 6ª (Inovações tecnológicas), 7ª (Quadro de Pessoal) e 8ª (Normas e Regulamentos de Recursos Humanos). Os dirigentes sindicais do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) avaliam que a retirada das cláusulas promoverá o desmonte da empresa, com demissões em massa e terceirizações, sem que os sindicatos possam conhecer previamente essas ações, ou ao menos participar das discussões.

Como forma de organizar resistência, o SINDELETRO convoca chesfianas e chesfianos para, juntos, deliberarem para greve no dia 3 de junho. Compareçam à assembleia!