Quinta, 25 Abril 2019 17:54

Sindeletro convoca assembleia dos trabalhadores da Chesf para segunda-feira (29/04) Destaque

O Sindicato dos Eletricitários do Ceará (SINDELETRO) convoca as trabalhadoras e os trabalhadores da Chesf para assembleia informativa nesta segunda-feira, 29, acerca do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2019/2020 das empresas da Eletrobras. A primeira será às 8h e segunda às 8h30.

Na última quarta-feira, 24, o SINDELETRO esteve em Brasília para a segunda rodada de negociação com representantes sindicais de todas as regiões do país. Na ocasião, a empresa não avançou nas negociações, propondo o congelamento dos salários e dos benefícios.

Há uma tentativa da empresa de seguir a linha de ataque aos trabalhadores do governo de Jair Bolsonaro, ao propor o congelamento de conquistas históricas como o adicional por tempo de serviço (ATS), o anuênio e o sistema de avanço de nível.

As entidades sindicais, em contrapartida, citaram durante a reunião os dados divulgados pela administração da Eletrobras, que registraram a superação da crise da empresa. Houve elevação do valor de mercado e melhora da saúde financeira do grupo, com lucro de R$ 13,35 bilhões em 2018. No último balanço social, a Eletrobras acumulou 2.945 demissões entre 2017 e 2018, com queda de 12,5% no custo na folha bruta.

O representante da empresa agiu de forma inesperada durante as negociações, sem trazer o alento esperado pelos trabalhadores. Além disso, apresentou um discurso que não condiz com o balanço positivo dos dados divulgados amplamente pela empresa.

PLR

Nesta quinta-feira, 25, houve reunião, em Brasília, acerca da Participação dos Lucros e Resultados (PLR), também sem o avanço nas negociações. A empresa descumpriu a promessa de apresentar os dados consolidados de 2018 e manteve um discurso hostil, legitimando o ataque aos trabalhadores orquestrado pelo governo.

Como forma de organizar resistência, o SINDELETRO convoca chesfianas e chesfianos para, juntos, lutarem contra os ataques da empresa. A luta precisa de todas e todas! Compareçam à assembleia!