Sindeletro solicita ao Sindienergia providências contra Covid-19

Entidade está tomando medidas para que saúde seja resguardada
19 de março de 2020
Sindeletro defende que Coelce/ Enel adote funcionamento para atendimento emergencial
23 de março de 2020

Diante do cenário de extrema adversidade gerado pela COVID-19, o Sindicato dos Eletricitários (Sindeletro) solicitou que o Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia) comunicasse que medidas estão sendo tomadas para garantir a proteção de trabalhadoras e trabalhadores. O ofício foi encaminhado no último dia 19 de março (quinta-feira) pelo Sindeletro, que também informou à Coelce/Enel sobre a medida.

Nesta sexta-feira, 20 de março um diretor do Sindienergia, Marcus André Varandas Filgueiras, entrou em contato com o presidente do Sindeletro, Cesário Macedo, para informar que ações como disponibilização de álcool em gel e de máscaras estão sendo providenciadas, bem como a divulgação de orientações aos trabalhadores e às trabalhadoras.

A pandemia declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no dia 11 de março causa apreensão para toda a  categoria, notadamente quem desenvolve trabalho de campo. Ao Sindeletro foram feitas ao longo desta semana denúncias de vulnerabilidades, como os casos de alojamentos com estrutura inadequada, e a falta de medidas preventivas por parte dos empregadores.
Diante do cenário apresentado pela Secretaria Estadual da Saúde na ultima quinta-feira (19 de março), o Ceará  tinha 24 casos da doença confirmados e outros 766 sob suspeita, o Sindeletro considera que o momento exige esforço coletivo para resguardar ao máximo a saúde de cada trabalhador e trabalhadora.
A OMS, o Ministério da Saúde e outras autoridades sanitárias têm apresentado diariamente orientações para diminui a contaminação pelo Covid-19.  Nesse sentido, o Sindeletro cobrou ao Sindienergia urgência na execução dessas ações nos casos em que elas ainda não tenham sido adotadas. O intuito da entidade é, por meio do diálogo, preservar a saúde de trabalhadoras e trabalhadores.
O site da Secretaria da Saúde do Ceará disponibiliza orientações para a população: https://www.saude.ce.gov.br/coronavirus-covid-19/