Sindeletro informa medidas sobre novo coronavírus

No dia 16/03, trabalhadores da Chesf recebem informes da 1ª rodada de negociação com a  Eletrobras sobre ACT
13 de março de 2020
Sindeletro é contra perda de direitos proposta no aditivo da Coelce/Enel
18 de março de 2020

O Sindicato dos Eletricitários (Sindeletro) informa as medidas que devem ser tomadas para minimizar os riscos em meio à pandemia (enfermidade epidêmica amplamente dissimulada). O Ceará confirmou na noite  de domingo, 15 de março, os três primeiros casos de Covid-19 confirmados no Estado.

A informação ainda é a melhor maneira para evitar o pânico e para reduzir a velocidade de contaminação da população. O Ministério da Saúde explica que não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus. Só compartilhe informações de fontes confiáveis e seja cauteloso.

Os sinais e sintomas clínicos de quem está infectado com o novo coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado comum. Em casos mais graves, podem também causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Os principais sintomas são febre, tosse, coriza e dificuldade para respirar.

Como se prevenir

De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará, as principais orientações para se prevenir contra o COVID-19 são:

a) Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar;
b) Usar um lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar e descartá-lo no lixo após o uso;
c) Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
d) Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
e) Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copo, talheres, etc.;
f) Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;
g) Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
h) Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool quando a primeira opção não for possível;
i) Evitar contato próximo com pessoas doentes;
j) Ficar em casa enquanto estiver doente;
k) Quem viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), além de evitar a circulação em mercados de animais e seus produtos.

Buscar atendimento aos primeiros sintomas

A população deve procurar o serviço de saúde mais próximo de sua residência, caso tenha os sintomas da doença. Cabe ao médico dessa unidade avaliar e definir se é necessário encaminhar a um hospital de maior complexidade, que seja referência para atender os casos considerados graves.

 

Coronavírus (Covid-19)