Sindeletro convoca assembleia dos terceirizados em 16 e 20 de dezembro

3 de dezembro de 2019
Sindeletro lamenta morte de 3 eletricitários na Bahia
16 de dezembro de 2019

As assembleias para discussão e aprovação da pauta de reivindicação para a Convenção Coletiva de Trabalho 2020/2022 dos trabalhadores das empresas prestadoras de serviços no Ceará serão realizadas no dia 16 e 20 de dezembro (segunda e sexta). A proposta será apresentada ao Sindicato das Indústrias de Energia (Sindienergia).

O Sindeletro convoca todos os trabalhadores a participar da luta coletiva para manter e ampliar os direitos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2020/2022. A pré-pauta da CCT prevê o seguinte:

Pisos salariais por atividades

Pisos 2020 Pisos 2021
1.1 – Administrativos  R$      2.062,00  R$      2.139,94
1.2 – Eletricistas  R$      2.062,00  R$      2.139,94
1.2.1 Eletricistas Linha Viva (1,25 x Eletricista)  R$      2.577,50  R$      2.674,93
1.3 – Montador  R$      2.062,00  R$      2.139,94
1.4 – Leituristas  R$      2.062,00  R$      2.139,94
1.5 – Motoristas  R$      2.062,00  R$      2.139,94
1.6 – Técnicos de Segurança  R$      4.124,00  R$      4.279,89
1.7 – Eletrotécnico  R$      4.124,00  R$      4.279,89

Salários acima do piso

A proposta para quem ganha acima do piso (ou piso não especificado) é reajuste correspondente ao INPC de 1º de fevereiro de 2019 a 31 de janeiro de 2020+  4% (quatro por cento) de ganho real sobre salários já reajustados.

Função Gratificada

Cargo Exercido Gratificação de Função
Eletricista – Motorista/Motoqueiro 20% do cargo
Eletrotécnico/Téc Segurança – Motorista/Motoqueiro 20% do cargo
Leiturista – Motorista/Motoqueiro 20% do cargo
Operador de Guindauto 20% do cargo
Chefe de equipe 30% do cargo
Supervisor 30% do cargo
Coordenador 20% do cargo

Despesas em viagens e Cartão Refeição

Café da manhã (R$ 16,00, se não estiver hospedado em hotel com essa refeição), almoço (R$ 32), jantar (R$ 32) e R$ 90,00 para o pernoite. Valores previstos para quem trabalhar a mais de 50 km do setor de base sem retorno no mesmo dia. Auxílio refeição/alimentação com 22 cartões de R$ 35,00 cada em 2020 e R$ 40,00 em 2021, inclusive nas férias e o cartão extra em dezembro (Peru de Natal).

Assistência médica e odontológica e creche

Plano unificado de assistência médica e odontológica a todos os empregados, com pagamento de 90% para os familiares.

Reembolso para creche um período, até R$ 310,00, concedido a dependentes legais de três a sete anos e creche integral (até R$ 620,00) para os de dois meses a três anos de idade.

Indenização por morte ou invalidez e PPP

Indenização por morte acidental ou invalidez por acidente de R$ 100 mil, com reajuste para R$ 110 mil em 1º de fevereiro de 2021.

Fornecimento do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) aos trabalhadores com a informação de exposição ao agente nocivo eletricidade, acima de 250 volts

Garantia em término ou troca de contrato

Caso haja término ou migração de contrato de uma empresa para outra, rescisões serão realizadas no sindicato, com todos os direitos de demissão sem justa causa. Nos casos de demissão, fica garantida a manutenção do trabalhador por quatro meses no plano de saúde.

Hora extra e jornada

Pagamento de horas extras com 70% na semana e 100% aos sábados, fins de semana e feriados. Pagamento também de hora extra nos cursos fora do horário de trabalho.

Escala de turno de 8 horas/dia do tipo 6×4 (seis turnos trabalhados e quatro dias seguidos de folga)

Escala de Acampamento de 8 horas/dia do tipo 15×8 (quinze dias trabalhados e 8 dias de folga).

Jornada de Leiturista de 30h/semanais e os trabalhadores da jornada normal de 40h/semanais.

Remuneração de férias e valorização da experiência

Remuneração das férias acrescidas de 2/3 do salário e comprometimento de manter pelo menos metade dos trabalhadores com experiência mínima de dez anos nas atividades realizadas.

Periculosidade e Participação nos Lucros

Periculosidade de 30% sobre salário + Hora Extra e a participação nos lucros de uma folha de salário distribuída igualmente entre os trabalhadores.

Transporte, Assédio Moral e Garantia no emprego do dirigente sindical

Empresas garantem transporte para tratamento do acidentado do trabalho e trajeto, e Campanhas contra o assédio moral e reconhece em respeito ao direito sindical a estabilidade do trabalhador eleito.

Dia 16 de dezembro – horários e locais das assembleias

Em Acaraú, Canindé, Cascavel, Crateús, Itapajé, Itapipoca, Jaguaribe, Milagres, Nova Russas, São Benedito, Senador Pompeu e Sobral – às 7h30 em primeira convocação e às 8h, em segunda convocação – nas sedes da Coelce/Enel; em Aracati, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte e Tauá na sede da Endicon e em Iguatu na sede da Coelce e da Endicon

Em Icó na sede da Endicon às 18h30 em primeira convocação e às 19h, em segunda convocação

Dia 20 de dezembro – horários e locais das assembleias

Em Fortaleza, na sede da Sirtec e BeQ Pacatuba às 7h em primeira convocação e às 7h30 em segunda convocação, na sede da Ceneged às 15h30 em primeira convocação e às 16h em segunda convocação e na sede do Sindeletro, às 18h30 em primeira convocação e 19h em segunda convocação.