Dia do eletricitário: Organização da categoria marca histórico de lutas

Sindeletro conquista ação para 38 terceirizados da Coelce
18 de outubro de 2019
Trabalhadores da Eneva e EDP fecham acordos de trabalho
18 de outubro de 2019

Comemorado no dia 17 de outubro, o dia do eletricitário é uma data fundamental para a categoria rememorar o histórico de lutas. O presidente do Sindeletro, Cesário Macêdo, destaca que os eletricitários são fundamentais para o funcionamento das sociedades modernas, e que merecem reconhecimento por sua importância.

“É uma classe que exerce papel de utilidade pública. São atividades fundamentais e que impactam diretamente na vida da população, pois toda indústria, escola, comércio ou hospital necessitam de energia elétrica”, diz.

Cesário também ressalta que os eletricitários são uma categoria exposta, em muitos casos, a atividades de risco, devido à periculosidade de algumas funções. “São atividades que necessitam de qualificação, tranquilidade e concentração. O Sindeletro tem feito grande trabalho em prol da categoria, fazendo cobranças às empresas, em busca de melhores condições de trabalho e benefícios sociais. A luta é permanente e precisa continuar, para conseguir avanços e evitar retrocessos”, afirma.

HISTÓRIA

O Sindicato dos Eletricitários do Estado do Ceará foi fundado em 14 de maio de 1936, com o nome de Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Energia Termoelétrica no Estado do Ceará. Até então, a defesa dos trabalhadores estava sob responsabilidade de uma instituição mais antiga, criada informalmente para representar a categoria: a Associação dos Operários e Empregados da Light.

Ao longo de mais de oito décadas, o Sindicato participa de lutas históricas do setor de eletricidade no Estado, sempre defendendo os trabalhadores e se solidarizando com as demais categorias. A primeira sede do Sindicato foi inaugurada em 1945, na Rua Visconde do Rio Branco, 2879, no Joaquim Távora. Naquela época, a entidade tinha a denominação de “Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Carris Urbanos de Fortaleza”.

A atual sede do Sindeletro, localizada na Rua Antônio Pompeu, 99/141, foi reinaugurada em agosto de 1996, após passar por uma ampla reforma que modificou a fachada original do prédio e deu mais praticidade à sua estrutura. Ao longo dos últimos anos, a defesa da categoria tem se intensificado, representando, perante as autoridades administrativas e judiciárias, os interesses gerais de sua categoria e os interesses individuais de seus associados.

O presidente do Sindeletro, Cesário Macêdo, parabeniza todos os eletricitários pelos serviços prestados à população FOTO: Gabriela Ramos